segunda-feira, dezembro 26, 2005

É tempo de que agora???

sentimento de missão cumprida...será?
o Natal passou...onde aquelas frases feitas predominam...tempo de perdoar,
de luz, paz, amor, perseverança...etc e tal...tempo de coisinhas "boas"...
O menino Jesus já nasceu e nos ensinou muito.
Aliás o essencial.
Seres divinos, imagem e semelhança e com uma grande petulância em insitir
a ser míseros mortais numa existência efêmera...
Já tentamos milhares de formas para nos descrever, diante o infinito que nos envolve, nos aprisiona.
Assistimos à vida como um grande espetáculo cronometrado.
Passado, Presente e Futuro.
Minha'lma têm sede para compreender o ínfimo espaço de tempo entre essas três
palavrinhas...
me vejo como ser completo atemporal e, perdido em vãs realizações inúteis e microscópicas a valores essenciais...
Li uma vez que o tempo é a tardança daquilo que se espera...
mas esperamos o que???
Esperamos um dia chegar onde partimos e, então nos conhecermos como na primeira vez.
Ir de encontro ao eterno retorno, saborear o prazer de acreditar e transcender ao que só meus olhos contemplam.
Intelectuais negariam com seu orgulho abstrato, sua racional auto-suficiência de apenas "sairem vivos e conscientes" de uma existência escurecida, adormecida...
Aristóteles disse: "De que me vale o tempo, sem minha'lma?"
Portanto retornemo-nos ao que é essencial...
celebremos a transcendência!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Baboseira...(sobre homens e borboletas!)

borboletas...
tão pequenas e tão frágeis...
belas e efêmeras...
creio que Deus ao cria-las, queria somente dar mais
beleza ao mundo...
e é isso que fazem em toda
sua essência.
Penso, logo existo!
borboletas pensam???
em sua significância de inseto,
de uma natureza bela e suave.
Pra mim borboletas não são insetos,
não me refiro à grande classe de borboletas
com um olhar científico
as chamadas Lepitoderas...
são muito mais que isso...como nós..
Homo Sapiens...
que inútil comparação!!!
dou-me o prazer de aprecia-las...
e sua belíssima função de libar o néctar das flores
e a água do orvalho.
que existência mais prazerosa em toda sua insignificância...
Como acontece com os homens existem Homo Sapiens e Homo Demians...
Homens que sentem e vivem numa existência harmoniosa com sua natureza...
Mas há também os Homo Demians...
dementes, que passam pela vida...
robôs humanóides...
Pode parecer anacrônico uma comparação
das borboletas e homens...
Mas há borboletas feias...
as mariposas...são a outra classe da espécie
como também acontece com os homens...
Como há homens menos evoluídos,
mariposas são assim para com as borboletas...
Tenho uma borboleta pousada em mim...
esta que me incita a provar o néctar da vida,
voar de encontro ao belo,
elegantemente e pacientemente...
Sâmara

A insustentável leveza do ser...

Estou me dando o grande prazer de ler o clássico de Milan Kundera, A insustentável leveza do ser... a cada vez que me perco em suas páginas sinto aquele sentimento que a gente percebe que nos está sendo acrescentado algo na alma, e sim a tornando mais sábia, mais poética...
A minha alma poética se tornou grata a Milan, com seus personagens tchecos tão empobrecidos durante a invasão russa, porém com todos os receios, perguntas e questionamentos que hoje eu vivo...como é bonito o papel de um escritor, que tenta nos revelar coisas que não vemos...é como um cirurgião que sente o prazer de ver o que não nos é permitido, enfim tentar curar-nos de nossas inquietudes... bom no mais, eu recomendo! bjos... Natal tá chegando...o Centro está repleto de gente, é tanta gente que fico olhando pela janela rostos distintos, imagino-me no mesmo lugar a 50, 100 anos antes...podem revelar...sou muito nostálgica...né!!!hehehe é bem verdade!!!

Por que o sexo se transformou em um tabu



- Porque é um processo de alquimia: ele transforma em um gesto físico toda uma gigantesca manifestação de energia espiritual, chamada amor.
"Não podemos entender o sexo como o vemos hoje - uma simples resposta a alguns estímulos físicos. Na verdade, ele é muito mais que isso, e carrega consigo toda a carga cultural do homem e da humanidade.
Cada vez que estamos diante de uma nova experiência,trazemos todas as nossas experiências passadas - boas ou más - e os conceitos que a civilização transformou em regras.
” Não pode ser assim, é preciso descondicionar o cérebro para que cada experiência sexual seja única, assim como cada experiência amorosa é única."
- Muito difícil?
- Muito. Mas é preciso tentar, porque a quase totalidade dos seres humanos necessita manter esta energia em movimento. Então, a primeira coisa é entender que ela é composta de dois extremos, que vão caminhar juntos durante todo o ato:
Relaxamento e tensão.
” Como colocar estes dois estados opostos em sintonia? Só existe uma maneira: através da entrega. Como entregar-se? Esquecendo os traumas do passado, e não tentando criar expectativas sobre o futuro –
ou seja, o orgasmo. Como fazer isso?
Muito simples: não ter medo de errar.
"Na verdade, na maioria das vezes, já entramos numa relação sexual pensando que tudo pode dar errado. Mesmo que fosse assim, que importância tem isso?
Basta você estar consciente de que precisa dar o melhor de si, e o errado se transforma em certo.
"A medida que a busca do prazer é feita com entrega, com sinceridade, sentimos que o corpo vai ficando tenso como a corda de um arqueiro, mas a mente vai relaxando, como a flecha que se prepara para ser disparada. O cérebro já não governa o processo, que passa a ser guiado pelo coração.
E o coração utiliza os cinco sentidos para mostrar-se ao outro.
- Os cinco sentidos.
- Tato, olfato, visão, audição, paladar,
todos estão envolvidos. É engraçado que, na maioria das relações sexuais, as pessoas tentam usar apenas o tato e a visão: agindo assim, empobrecem a plenitude da experiência.
- Os dois parceiros precisam saber isso tudo.
- Se um parceiro se entrega por completo, ele quebra o bloqueio do outro, por mais forte que seja. Porque o ato da entrega significa:
"eu confio em você".
O outro, que a princípio está um pouco intimidado, querendo provar coisas que não estão em jogo, fica desarmado com a espontaneidade de tal atitude, e relaxa.
Neste momento, a verdadeira energia sexual entra em jogo.
"E esta energia não está apenas nas partes que chamamos de "eróticas".
Ela se espalha pelo corpo inteiro, por cada fio de cabelo, pedaço de pele. Cada milímetro está agora emanando uma luz diferente, que é reconhecida pelo outro corpo, e se combina com ele.
"Quando isso acontece, entramos numa espécie de ritual ancestral, que é uma oportunidade de transformação.
Um ritual, seja ele qual for, exige que você esteja pronto para deixar-se conduzir a uma nova percepção do mundo.
É essa vontade que faz com que o ritual tenha sentido."
- Não é muito complicado tudo isso.
- - É muito mais complicado fazer sexo como o vemos ser feito hoje, um simples ato mecânico, que provoca tensão durante o ato, e um vazio no final.
- Tudo o que é espiritual se manifesta de forma visível, tudo que é visível se transforma em energia espiritual, não creio que seja complicado entender isso. Afinal, já nascemos sabendo que possuímos um corpo e uma alma: porque não entender que o sexo também as possui?

- Já que precisamos mudar nossa atitude com relação ao sexo,

- qual o primeiro passo?
- - Eu já disse: a entrega. As pessoas pensam que, antes de se permitirem qualquer prazer, precisam resolver todos os seus problemas, e não é bem assim. As pessoas só resolvem os seus problemas se se permitirem ser elas mesmas.
- "Existe, porém, uma coisa muito curiosa: no ato sexual somos extremamente generosos, e a maior preocupação é justamente com o parceiro. Pensamos que não vamos conseguir dar o prazer que ele merece - e a partir daí nosso prazer também diminui, ou desaparece por completo.”
- - Mas isso não é um ato de amor?
- - Depende. Na verdade, é um ato de culpa, de achar-se sempre aquém das expectativas dos outros. Numa situação como essa, a palavra "expectativa" precisa ser banida por completo. Se estivermos dando o melhor de nós mesmos, não há por que se preocupar.
- "É preciso ter consciência que, quando dois corpos se encontram, eles estão entrando juntos num território desconhecido. Transformar isso numa experiência cotidiana é perder a maravilha da aventura.
- "Se, entretanto, nos deixamos guiar nesta viagem, terminaremos descobrindo horizontes que nunca podìamos imaginar que existissem. "
- - Existe algumas chaves
- - A primeira é: você não está sózinho. Se outra pessoa o ama, está sentindo as mesmas dúvidas, por mais segura que possa parecer.
- "A segunda: abra a caixa secreta de suas fantasias, e não tenha medo de aceita-las. Não existe um padrão sexual, e você precisa encontrar o seu, respeitando apenas uma proibição:
- jamais fazer algo sem o consentimento do outro.
- ”A terceira: dê ao sagrado o sentido do sagrado. Para isso, é preciso ter a inocência de uma criança, e aprender a aceitar o milagre como uma benção. Seja criativo, purifique sua alma através de rituais que você mesmo inventa - como criar um espaço sagrado, fazer oferendas, aprender a rir junto com o outro, para quebrar as barreiras da inibição. Entenda que o que está fazendo é uma manifestação da energia de Deus”.
- "A quarta: explore o seu lado oposto. Se você é um homem, procure as vezes pensar e agir como uma mulher - e vice versa.
- "A quinta: entenda que o orgasmo físico não é exatamente o único objetivo de uma relação sexual, mas uma conseqüência, que pode ou não acontecer. O prazer nada tem a ver com o orgasmo, mas com o encontro.
- "A sexta: seja como um rio, fluindo entre duas margens opostas, como montanha e areia. De um lado está a tensão natural, do outro está o relaxamento completo.
- "A sétima: identifique seus medos, e compartilhe com o seu parceiro.
- "E, finalmente, a oitava: permita-se ter prazer. Assim como você está ansioso para dar, a outra pessoa também quer fazer o mesmo. Se, quando dois corpos se encontram, ambos querem dar e receber, os problemas desaparecem.
- "Diz um amigo meu que o comportamento natural do ser humano é estar aberto à vida e ao amor. Entretanto, nossa cultura nos fez acreditar que não é assim, devemos estar fechados e desconfiados. Pensamos que, agindo desta maneira, não seremos feridos pelas surpresas da vida - mas na verdade, o que acontece é que não estamos aproveitando nada."

 Posted by Picasa

terça-feira, dezembro 20, 2005

Homem...este Ser desequilibrado!

 


Se pudesse teria feito Antropologia, desde que me entendo por gente observo clínicamente esse ser esquisito...o Homem...
Mas agora em minha atual juventude em crise, percebi que o que posso é conhecer a mim...e enfim tentar executar harmoniosamente a minha existência. Li não sei onde, acho que foi Leonardo Boff que comentou não haver Psicologia que possa entender o homem...portanto seria impossível aceitar o veredicto de uma Antropologia tão circulante, portanto seria melhor o termo Antropogênese...o homem está se criando o tempo todo...criando e destruindo...criando e destruindo...Nessa foto mostra a falta de equilíbrio, valores invertidos...ai, ai... Posted by Picasa

InFiNiTo...

 


Um dia estava pensando sobre a sensação de infinito...
o céu nos dá...mas tenho uma bem melhor...
fechar os olhos...
é so cerrá-los e sentir o infito...meu momento de transcendência...
eu e minhas viajens!!!hehe Posted by Picasa
 


"Poetas não podem calar-se,
Querem as turbas mostrar-se.
Há de haver louvores, censuras!
Quem vai confessar-se em prosa?
Mas abrimo-nos sob rosa
No calmo bosque das musas.

Quanto errei, quanto vivi,
quanto aspirei e sofri,
Só flores num ramo- aí estão;
E a velhice e a juventude,
E o erro e a virtude
Ficam bem numa canção."
Goethe Posted by Picasa

Festas...

 


Está chegando mais nostálgico e melancólico...época onde todos são bonzinhos, ou pelo menos fingem... Me parece estranho perceber que a cada ano sinto aproximar-me de mim mesma, e tão logo sentir que todos estes sentimentos circulantes no Natal podem ser um passo a auto realização. Ano que vem todos nós dizemos que vai ser diferente...vou deixar de fazer isso...vou fazer aquilo...Ano que vem quero ter o prazer de me sentir melhor como pessoa, pegar um simples canudo e dar sentido a mais uma vida que busca o lugar ao sol...mas isso tudo é tão chato, hoje minha amiga me disse que não vê em meus olhos motivação com o que faço, se referia aos estudos acadêmicos...e eu confessei como verá se não existe?? é hilário!!! mas nós robôs humanóides, somos programados pra tanta coisa, pro mercado de trabalho, pra vida em sociedade, para relacionamentos monogâmicos...ai, ai, ai...isso tudo é um saco...vou parar de reclarmar e como sempre soube, imprimir valores nobres em tudo que faço, tem uma frase de Agostinho em Confissões que diz...põe amor em tudo que fazes e as coisas terão sentido!!! A vida é bela!!! sejamos otimistas é Natal!!!hehehe Posted by Picasa

Educação para todos!

 
 Posted by Picasa

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Mais que sempre...

 


Hoje mais que sempre é o momento que tenho...
o segundo passado já não me é válido.
Por que me culpar pelo que já não vivo,
meu passado me diz quem eu sou???
Não...somos seres flutuantes.
nego-me a reconhecer como parte de mim meus pequenos erros..
talvez em minha tolice diria que não me arrependo
de nada que por mim foi escrita uma
sinfonia ora lenta, ora muito forte,
com signifacados maiores ou medonhos...
assim faço o esboço de uma vida,
que não tem ensaios, é o próprio espetáculo
que dito e crio para mim mesma!
Sâmara Posted by Picasa
 
 Posted by Picasa

Busco ali e acolá...

Inteligente é quem outros conhece, sábio é quem conhece a si mesmo... Posted by Picasa

Nem sei de mim...

Seria possível passar por uma existência sem questionamentos, pergunto-me o tempo todo o porquê de certas coisas...dessa casca perfeita que nos prende, mas também faz com que eu relacione com este mundo sem equilíbrio, graças à nós...homens desequilibrados...estou me preparando para ver o mar...já sinto a ânsia de ver aquele imenso azul equilibrado, sob uma lua e céu que me afirma o infinito...para minha total transcendência de perceber a eternidade dentro de mi...dizem que sou louca por pensar demais...a vida é somente matéria é o que querem me dizer...reluto em acreditar, talvez pretensiosa também por acreditar que sou muito mais que carbono...parte de uma natureza perfeita em toda sua dimensão...minha alma, meus pensamentos são borbulhantes demais pra acreditar numa resposta tão sem graça...busco algo mais além de mim mesma...a cada segundo... Posted by Picasa

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Hoje!

Hoje irei me curtir...
sentir a dinâmica dos fatos,
virem e irem numa grande facilidade..
grande roda d'água que gira sem párar,
e numa grande ânsia de me encontrar,
enfim estarei pronta para agir,
e após perceber meu "eu"
se revelando pra mim..
saberei pra onde ir..

beijos
Sâmara

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Sejamos simples e saibamos perceber o valor de todas as coisas, sejam elas virtudes ou não!

Somos seres brilhantes, com capacidades inerentes, o que nos impede de perceber que somos divinos e como habitantes de um belo planeta, com toda a sua diversidade, nós homens, o destruímos e retiramos todo o equilíbrio das causas. O frande relógio que nos guia, que pode nos atar de nossas culpas, nosso orgulho é o amor, este que transcende todo o universo humano perdido em toda sua essência que está aprisionada, convido a todos meus irmãos a se conhecerem mais, a estarem concentradas no que fazem e que seus atos podem acarretar todo um desequílibrio...Uma vez ouvi uma história de aprendizes perguntavam entre si qual dos Mestres era o mais sábio, um deles disse que o dele seria o maior porque ele realmente está onde se deva estar...simplifiquemos, nossas vidas embrulhadas em tanta multiplicidade, tanta informação que estamos esquecendo nossa essência, nosso sentido de vida, muitas pessoas ainda não sabem o que estão fazendo por aqui...não sabem que devem ser felizes, que podem e que a felicidade não está na multiplicidade mas sim na simplicidade!!! Bjos Sâmara Posted by Picasa

Revelação!

Hoje acordei cedo, mas como sempre não consegui fazer nada pela manhã, tenho que aprender a me mexer nesse horário, meu corpo físico é meio preguiçoso...hehe
Estou me conhecendo a cada dia, o curso do divina ciência tem sido ótimo, estou conseguindo meditar e concentrar em tudo que faço. Conhecendo a mim mesma, vejo outras janelas se abrindo e dúvidas que antes me davam medo, vão se revelando. Estou num estado de espírito muito contente. Paz e luz a todos!